O mercado japonês está de olho em novas oportunidades de negócios com Mato Grosso do Sul, principalmente nos setores de proteína animal e biocombustíveis. A aproximação entre as duas regiões foi discutida nesta sexta-feira (14), durante um encontro empresarial realizado na Casa da Indústria, em Campo Grande, com a participação da cônsul-geral do Japão em São Paulo, Yoriko Suzuki.
O encontro reuniu o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems) e cônsul honorário do Japão em Campo Grande, Sérgio Longen, além de empresários e representantes da comunidade nipo-brasileira no Estado.
Entre os principais assuntos debatidos estiveram o aumento das exportações de proteína animal, a expansão da indústria de celulose e as oportunidades no setor de biocombustíveis. Também foi discutida a realização de missões empresariais entre os dois países, incluindo a possibilidade de uma comitiva de empresários japoneses visitar Mato Grosso do Sul em 2027.
“Temos conseguido estreitar as relações bilaterais e a vinda deles aqui nos aproxima ainda mais. Mostramos as oportunidades do nosso Estado e o avanço das negociações entre os países. Cada vez mais, Mato Grosso do Sul vem conseguindo produzir e exportar para o Japão”, afirmou Sérgio Longen.
Japão é principal mercado para frango de Mato Grosso do Sul
O Japão ocupa atualmente uma posição importante nas exportações de carne de frango de Mato Grosso do Sul. Segundo dados do Observatório da Indústria da Fiems, o país responde por cerca de 20% das exportações de carne de frango do Estado e por aproximadamente 70% das exportações de coxas e sobrecoxas desossadas.
Em 2025, Mato Grosso do Sul exportou US$ 112 milhões em produtos para o mercado japonês, de acordo com os dados apresentados durante o encontro.
Entre os municípios sul-mato-grossenses que produzem e exportam carne de frango para o Japão estão Sidrolândia, Itaquiraí e Aparecida do Taboado.
Rota Bioceânica pode ampliar comércio com o Japão
Durante o encontro, a cônsul-geral Yoriko Suzuki também destacou o potencial da Rota Bioceânica para facilitar as relações comerciais entre Mato Grosso do Sul e o Japão.
“Isso vai facilitar muito o intercâmbio comercial entre o Estado e o Japão. Tenho certeza de que temos um panorama muito promissor”, afirmou.
A nova rota de integração, que conecta o Centro-Oeste brasileiro aos portos do Chile e aproxima o Brasil dos mercados asiáticos, é vista como uma alternativa para reduzir distâncias e ampliar as possibilidades de comércio exterior de Mato Grosso do Sul.
Alta no preço das carnes abre oportunidade para MS
Segundo Yoriko Suzuki, o Japão enfrenta atualmente aumento nos preços das carnes suína e de frango. Nesse cenário, ela avalia que produtores de outros países, incluindo Mato Grosso do Sul, podem encontrar novas oportunidades para ampliar sua participação no mercado japonês.
O interesse, no entanto, não se limita às proteínas animais.
A cônsul-geral também destacou a crescente procura japonesa por produtos ligados à sustentabilidade e afirmou que empresas do país asiático estudam a possibilidade de importar biocombustíveis produzidos no Brasil.
“Empresas japonesas estão estudando a possibilidade de importar biocombustível do Brasil para o Japão”, afirmou.
Para Mato Grosso do Sul, a movimentação representa uma oportunidade de diversificar as exportações e ampliar a presença de produtos do Estado em um dos mercados mais relevantes da Ásia.










