Guirlanda tradicional de Natal: aprenda a fazer você mesmo em casa

Designer floral ensina o passo a passo para você fazer a sua própria guirlanda em casa usando as cores tradicionais do Natal

Com cores tradicionais do Natal, a guirlanda de pinheiro permanente leva até pirulitos — Foto: Pupy Zogaib/Divulgação

Essa guirlanda de Natal é ideal para enfeitar a porta de casa! No passo a passo abaixo, a designer floral Pupy Zogaib ensina a montar um enfeite tradicional, nas cores vermelho, verde e branco, usando elementos natalinos para lá de lindos.

Materiais

  • guirlanda de pinheiro permanente (de 30 a 40 cm de diâmetro);
  • 9 hastes de bengalas vermelhas e brancas;
  • flores aramadas vermelhas;
  • 2 laços de fita xadrez aramados;
  • 1 laço de fita vermelho de veludo aramado;
  • 3 pirulitos vermelhos e brancos;
  • 2 bolas vermelhas;
  • 1 bola de isopor com tecido xadrez;
  • 12 galhos de cerejinhas vermelhas;
  • 2 galhos com folhas verdes e cerejinhas brancas e vermelhas;
  • 20 hastes de arame fino;
  • alicate de corte;
  • tesoura;
  • cola quente.

Como fazer

1. Comece cortando com o alicate os cabos das bengalas vermelhas e brancas, deixando as hastes com 25 cm de comprimento. Escolha um lado da guirlanda – aqui 👇 a designer optou pelo direito, para arranjar o adereço. Em grupos de três, prenda as bengalas com o arame à estrutura da guirlanda, cuidando para que tudo fique bem firme. Modele delicadamente o enfeite, do jeito que achar mais harmonioso. É importante ficar para fora do perímetro da guirlanda, para criar movimento ao arranjo.

No primeiro passo, a designer floral ensina a colocar as bengalas na guirlanda comprada pronta — Foto: Pupy Zogaib/Divulgação

2. Se necessário, corte com o alicate as hastes das flores aramadas vermelhas. Na parte de baixo, do lado esquerdo, prenda com arame cada uma delas arranjando uma próxima a outra. Observe que a graça está em modelar o aramado da flor de forma que as pétalas fiquem para lados diferentes.

Flores aramadas vermelhas são adicionadas na segunda etapa. Atente para a modelagem das pétalas! — Foto: Pupy Zogaib/Divulgação

3. Agora é hora de arranjar os laços no topo da guirlanda. Primeiro faça os três laços aramados e apare as pontas de cada um deles com a tesoura. Com os três prontos, prenda os dois laços aramados xadrezes, cuidando para que o arame de fixação fique na parte de trás do nó, para não aparecer. Faça o mesmo processo com o laço aramado de veludo vermelho. Disponha um sobre o outro de maneira que fiquem harmoniosos e vá prendendo todos na estrutura da guirlanda com arame.

Agora, no terceiro passo, arrume os laços xadrezes e vermelho no topo da guirlanda — Foto: Pupy Zogaib/Divulgação

4. Corte com o alicate o pau de madeira dos pirulitos, deixando uma haste com cerca de 5 cm. Prenda com arame um a um perto das flores aramadas vermelhas, deixando que despontem para fora da guirlanda.

Depois das bengalas, das flores vermelhas e dos laços, na quarta etapa é hora de ajeitar os pirulitos — Foto: Pupy Zogaib/Divulgação

5. Pegue as bolas vermelhas e as de isopor xadrez. Se livre do gancho em S das primeiras e cole com cola quente a boca das bolas aos encaixes de metal – aqueles que se soltam facilmente. Espere secar. Depois das bolas coladas aos encaixes, prenda estas e as de isopor com arame uma a uma à estrutura da guirlanda. Perceba: o bonito é que fiquem entre as bengalas vermelhas e brancas.

As bolas vermelhas e de isopor xadrez serão fixadas na quinta etapa do processo — Foto: Pupy Zogaib/Divulgação

6. Do lado esquerdo, entre os pirulitos e os laços, arranje as cerejinhas vermelhas. Não precisa prender com o arame, fixe na guirlanda usando as próprias hastes das cerejinhas.

No sexto passo, cerejinhas vermelhas serão “salpicadas” entre os pirulitos e os laços — Foto: Pupy Zogaib/Divulgação

7. Por último, também usando as próprias hastes – sem arame – salpique os galhos com folhinhas verdes e cerejinhas brancas e vermelhas preenchendo os buracos vazios da guirlanda.

Para finalizar a última etapa, a designer floral preencheu os vazios do lado direito com folhinhas e cerejinhas vermelhas e brancas — Foto: Pupy Zogaib/Divulgação