VENCENDO BARREIRAS – Ultramaratonista se destaca no cenário nacional, a despeito da falta de incentivo

Simone e seus troféus

A cidade de Maracaju tem sido representada em eventos de ultramaratonas realizadas pelo país e até mesmo em etapas internacionais por Simone Matinelli que é educadora física, personal trainer e atleta.

Há cinco anos residindo no município, trabalhou inicialmente em uma academia como instrutora e iniciou um treinamento de corrida em trilhas, até que resolveu participar de uma prova na qual veio a se destacar. De lá para cá tem visitado o pódio muitas vezes.

Simone criou uma planilha de treinamento para poder conciliar o horário de trabalho e os treinos que se iniciam ainda na madrugada, antes de encarar uma jornada de trabalho. No seu horário de almoço também tem um tempinho para mais uma etapa de treinamento e, desta maneira, tem alcançado seus objetivos.

É muito comum vê-la pelas ruas da cidade acompanhando seus alunos em corridas de bicicleta ou a pé. E é nesse ritmo que ela, certamente, buscará ir cada vez mais longe em suas conquistas.

Aliás, são inúmeras as conquistas que certamente ficaram gravadas na memória da atleta, pois, cada uma delas vem com muito esforço. Entre as suas vitórias conquistadas na carreira, destaca-se o Ultra Desafio Survivor de Morumgaba (SP) com percurso de 50 km de trilhas na mata. O desafio lhe rendeu o primeiro lugar na categoria e ainda lhe proporcionou a conquista do título de campeã geral da prova.

A grande dificuldade da atleta que representa Maracaju é a falta de incentivo financeiro, pois, para cada prova que ela vai participar existirá sempre os custos naturais, sejam eles com a taxa de inscrição, sejam com os deslocamentos, estadias e alimentação.

Há ainda a necessidades de uso de suplementos e procedimentos para a recuperação pós-provas uma vez que o desgaste físico é gigantesco.

Os resultados obtidos por Simone nas provas das quais participou recentemente a habilita para disputar entre a elite da categoria, mas, para isso é preciso um investimento maior, pois, é uma atleta de alto nível e cada detalhe pode definir seu rendimento.

Texto: Fabricio Souza.