Vai viajar? Dicas para você manter uma boa alimentação durante a viagem

Confira as dicas para sobreviver às férias, feriados, viagens e aproveitar ao máximo os momentos especiais com sua família e amigos.
Planeje e Prepare
Quanto menos surpreendido você for, mais fácil será a solução de problemas. Faça tudo com calma e lembre-se de que todos os que se precipitam podem enfraquecer seu sistema imunológico e acabar ficando doente. Leve seus suplementos. Especialmente nutrientes como zinco, vitaminas C e D, probióticos e omega-3. Estes ajudam a proteger seu sistema imunológico e mantém você forte quando exposto a bactérias e vírus em aeroportos.
Faça um pacote de lanches de emergência
Quem não precisa de energia extra quando viaja? Nós nunca saímos de casa sem um lanche saudável ou uma mini refeição para manter a glicemia equilibrada. Comer bem e evitar os fast foods que estão em todos os lugares ajuda durante horas de viagem e atrasos que podem levar à má alimentação.
Pacote de emergência:
  • Um potinho de nuts: amêndoas, nozes, castanhas e frutas secas (em menor quantidade);
  • Um potinho de cenouras cortadas ou aipo com um pouquinho de hommus;
  • 1 potinho com ovos cozidos;
  • 1 barra de proteína feita com comida de verdade, nada daquelas mega saborizadas. Como são bem densas eu consumo 1/2 pela manhã e a outra 1/2 a tarde;
  • Garrafa de água
Claro que não precisa ter tudo, são opções do que da pra levar e não passar aperto.

Seguem mais algumas dicas para esse período:
  • Verifique antes de uma refeição como está a sua fome. Decida sobre como deseja sentir no final da refeição. Lembre-se, há sempre outra refeição. Desta forma, você não precisa sair da mesa com a sensação de estar cheio demais;
  • Comece comendo uma proteína (animal ou vegetal). Ela já vai trazer uma saciedade maior e não te deixará cometer excessos!
  • Lembre-se das fibras. São permitidas quantidades ilimitadas de vegetais de baixo índice glicêmico, como: couve, brócolis, couve flor, repolho, tomate, aspargos, folhas verde escuras, abóbora, vagem, entre outros. Tenha mais cuidado com os vegetais amiláceos e os grãos. Escolha sabiamente.
  • Tenha mais cuidado com a cafeína, álcool, açúcares refinados, alimentos embalados e qualquer coisa que tenha xarope de milho com alto teor de frutose e também com os óleos hidrogenados.
  • Saboreie sua comida lentamente. As refeições compartilhadas com os outros sempre são mais especiais.
O verdadeiro prazer vem de sentir-se bem e honrar seu compromisso com você mesmo. Lembre-se de que isso é muito mais importante para você do que alimentos tentadores. Estar saudável é muito gratificante!
Passar um tempo de qualidade com aqueles que amamos reduz os hormônios do estresse e promove a saúde. Esteja presente quando seus parentes estão falando com você. Crie memórias, divirta-se, solte e relaxe. Comemore o bem! Vivendo uma vida em que você consegue ser o autor de sua história é o melhor caminho para não sobreviver, mas para florescer.

Dafne da Veiga Ribas

Ariana, mãe, nutricionista, espiritualista e administradora do perfil @viver.em.harmonia no Instagram com mais de 60 mil seguidores.

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