Semana do Idoso é comemorada com inúmeras atividades em Maracaju

Coordenadora Ilda (de verde) recepcionando visitantes e aniversariantes da semana _ Maracaju Hoje

 

A Semana do Idoso está sendo comemorada com inúmeras atividades na cidade de Maracaju e no distrito de Vista Alegre. Na tarde desta quarta-feira (27), Dia Nacional do Idoso, como ocorre semanalmente, a sede do Projeto Conviver ficou repleta de integrantes da melhor idade que participaram de um bailão animado pelo grupo musical “Os Filhos de Maracaju”.

A coordenadora do Projeto Conviver, Ilda Fernandes Aguiar, informou à reportagem que as atividades para marcar a passagem da semana dedicada às pessoas que atingiram a melhor idade prosseguem no próximo sábado quando os integrantes dos projetos de Maracaju e de Vista Alegre se deslocarão a Ponta Porã para as disputas dos jogos da melhor idade e para fazerem integração social com os idosos fronteiriços.

Ela informou, também, que o ponto alto das comemorações acontecerá na próxima terça-feira, 3 de outubro, quando os integrantes do projeto de Maracaju se reunirão com os integrantes do projeto em Vista Alegre para um super baile no estilo almoço-dançante.

DIA NACIONAL E DIA INTERNACIONAL DO IDOSO – Dia 27 de setembro é o Dia Nacional do Idoso, que foi estabelecido em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal e serve para refletir a respeito da situação do idoso no País, seus direitos e dificuldades. Já o dia 1º de outubro é o Dia Internacional do Idoso, que foi instituído em 1991 pela (ONU) Organização das Nações Unidas e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa. A mensagem do dia do idoso é passar mais carinho aos idosos, muitas vezes esquecidos pela sociedade e pela família.

A população no mundo está ficando cada vez mais velha e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), por volta de 2025, pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta.