SEM TELEVISÃO – Retransmissores das TVs Morena e SBT continuam fora do ar

Canal 7, da TV Morena, sem imagens

 

 

Jota Menon

 

Os sistemas de retransmissão das televisões Morena (Rede Globo) e SBT MS (SBT) continuam fora do ar em Maracaju.

Os sinais foram cortados no fim de semana passada e de lá para cá foram muitos os boatos sobre os motivos que levaram as famílias maracajuenses a ficarem sem a programação das duas principais redes de televisão abertas do país.

O boato mais forte propagado entre a população foi o de que o sinal de TV analógico havia sido cortado em definitivo no Estado, o que não é verdade.

Na semana passada, a TV analogia deixou de existir definitivamente apenas na região da Grande São Paulo (Capital e os 34 municípios periféricos que a compõem). Em Mato Grosso do Sul, as transmissões analógicas de televisão só serão cortadas em 28 de novembro.

Canal 9, do SBT, sem imagens

O que aconteceu em Maracaju foram problemas na torre da TV Morena que é utilizada também pelo SBT.

Na Prefeitura a informação é no sentido de que a manutenção dos equipamentos de captação e distribuição das programações da TV Globo e do SBT é de responsabilidade da equipe técnica da TV Morena que até esta tarde não havia se manifestado sobre quando os aparelhos de TV domésticos locais voltarão a receber as imagens das duas emissoras.

Pelas ruas da cidade, outro boato: o de que o aparelho de ar-condicionado da casa de máquinas da torre foi furtado, motivo pelo que os equipamentos teriam sofrido avarias. Não houve confirmação oficial do fato narrado nas rodinhas de disse-que-disse. A Rádio Cidade/Jornal Maracaju Hoje entrou em contato com a TV Morena, mas o Departamento Técnico não atendeu à nossa reportagem.