Secretaria Municipal de Saúde de Maracaju alerta para o risco da Tuberculose.

24 de março, dia nacional de combate à tuberculose. Imagem bacilo de Koch: Google.

No próximo dia 24 de março, será o dia nacional de combate a Tuberculose. A data foi criada em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do  bacilo de koch, causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch.

Doença altamente contagiosa, a tuberculose – também conhecida como TB – pode ser facilmente transmitida pelo ar, saliva ou a partir do contato direto com outros tipos de secreções corporais do indivíduo contaminado pela bactéria.

Aproveitando a data, a secretária municipal de Saúde faz alerta à população sobre a doença, promovendo orientação e métodos de combate à doença.

Agora qualquer pessoa que for diagnosticada com a doença, não precisa entrar em pânico, pois a tuberculose tem cura e o tratamento, assim como a medicação, são totalmente gratuitos. O remédio é  fornecido pelo Centro de Saúde da rede SUS, é  só procurar um Posto de Saúde mais próximo de sua residência.

Vale lembrar que hábitos simples, como manter a casa limpa e arejada, também contribuem para evitar a contaminação pelo parasita transmissor da tuberculose.

Narcizo Corpes – Paulo Roberto Banczek- Assecom/PMM.