Revitalização do Cedip dá melhores condições a servidores e beneficia mais de 3 mil pacientes

Foto: Karine Matos

A população de Campo Grande passa a contar com um Centro Especializado em Doenças Infectoparasitárias (CEDIP) totalmente renovado, através da parceria com o Projeto “A Hora é agora”, proporcionando melhores condições de trabalho aos servidores e beneficiando os mais de 3 mil pacientes que são atendidos no local. A cerimônia de entrega da obra de revitalização aconteceu na manhã da quarta-feira (22) e reuniu autoridades e representantes de instituições parceiras.

A prefeita Adriane Lopes destacou a importância da manutenção e bom funcionamento dos equipamentos públicos, sobretudo das unidades de saúde, para que o usuário possa se sentir melhor acolhido. “Com esta revitalização nós iremos dar condições mais adequadas para que o usuário seja atendido e, consequentemente, para os servidores trabalharem. A melhoria na ambiência reflete diretamente na qualidade da assistência prestada à população”, destacou.

Nos últimos cinco anos, mais de 40 unidades básicas e de saúde da família foram reformadas e nove novas unidades foram inauguradas nas sete regiões do Município. A previsão é de que outras duas novas unidades sejam inauguradas ainda este ano nos bairros Santa Emília e Jardim Presidente.

“Estamos trabalhando para assegurar que a população campo-grandense tenha uma saúde de mais qualidade e encontre nestes locais condições mais adequadas para que ela possa ser atendida. Existem estruturas de mais de 20, 30 anos que nunca haviam recebido ao menos uma manutenção.  Com planejamento e empenho certamente iremos avançar ainda mais”, comentou.

No planejamento da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) para os próximos dois anos está prevista ainda a reforma e ampliação das seis unidades de pronto atendimento (UPAs) e dos quatro Centros Regionais de Saúde (CRSs) e de outras 20 unidades básicas.

CEDIP – O CEDIP é  composto por três unidades de saúde – Serviço Ambulatorial Especializado, Atendimento Domiciliar Terapêutico e o Hospital Dia. A nível ambulatorial oferta consultas especializadas em infectologia adulto e pediatria, sendo referência para o Estado de Mato Grosso do Sul, além de consultas em ginecologia, exames de ultrassonografia, pequena cirurgia, e atendimento com equipe multiprofissional. No Hospital Dia oferta atendimento médico especializado e internação dia.

Com a entrada do projeto A Hora é Agora, o CEDIP contará com suporte laboratorial de forma rápida e direcionada, e apoio de médicos e linkadores (vinculadores) para acompanhar a PVHIV – pessoa vivendo com HIV com o foco no manejo das doenças avançadas por meio da vinculação e retenção desse usuário ao serviço de saúde objetivando a estabilização clínica, e consequentemente, a supressão viral (carga viral indetectável), ou seja, a pessoa em tratamento para o HIV com carga viral indetectável há mais de 6 (seis) meses, não transmite o vírus.

Os Linkadores utilizam smartphones para o contato com os usuários a fim de auxiliá-los em suas dúvidas, necessidades, dificuldades e fazer busca ativa de pessoas que abandonaram o tratamento de HIV agendando uma consulta médica com o objetivo de vinculá-los ao serviço de saúde.

Os médicos contratados pelo projeto darão suporte à equipe do CEDIP no atendimento prioritário aos usuários PVHIV com doença definidora AIDS ou contagem de linfócitos CD4 ≤200 cels/mm3, retorno após o abando, adesão insuficiente e resistência viral em conformidade à Nota Técnica no 117//2022/VHSHV/DCCI/SVS/MS.

O projeto A Hora é Agora está inserido no acordo de cooperação firmado entre a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec), o Departamento de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI) do Ministério da Saúde, Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) e a Prefeitura de Campo Grande por meio da Secretária Municipal de Saúde (Sesau).

O município de Campo Grande já conta com ações do projeto no CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento desde setembro/2019, e agora terá extensão de suas ações também no CEDIP, haja vista sermos um dos municípios prioritários para o Ministério da Saúde no enfrentamento da epidemia do HIV/Aids e outras IST.