Quais são os alimentos com maior concentração de vitamina C ?

Essencial para o bom funcionamento do sistema imunológico, cicatrização dos tecidos e crescimento dos ossos, a vitamina C também melhora a absorção de ferro, a síntese de colágeno e inibe a formação de nitrosaminas, composto presente em embutidos e que, em testes realizados em animais, comprovou-se que são agentes cancerígenos. Também tem poder antioxidante. Ou seja, ​colabora para a oxidação natural do organismo, que nada mais é do que a ação do oxigênio que respiramos sobre as nossas células.

Se você não tem certeza que consome a quantidade recomendada, que gira em torno de 75 a 90 miligramas por dia, relaxe: a grande maioria de nós dá conta do recado, já que ela é presente em muitos vegetais e frutas. A seguir, veja uma lista dos 5 alimentos campeões em vitamina C. E surpreenda-se: a laranja não aparece nesta lista.

 

Acerola

1.506 mg de vitamina C em 100 g do alimento:de sabor ácido, possui também carotenoides, importantes para manter o sistema imunológico em bom funcionamento e para a cicatrização de tecidos.

Caju

258 mg de vitamina C em 100 g do alimento:também possui zinco, que exerce papel vital no fortalecimento das defesas do organismo contra infecções, e flavonóides, compostos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Pimentão amarelo

190 mg de vitamina C em 100 g do alimento: de forma geral, todos os pimentões possuem boas quantidades de vitamina C, embora o amarelo ganhe nesse quesito. É também fonte de vitaminas do complexo B e apresenta ação termogênica discreta, elevando a temperatura corporal.

Mexerica

112 mg de vitaminca C em 100 g do alimento: também tem potássio, mineral importante na contração muscular e que ajuda a regular a pressão arterial.

Brócolis

89 mg de vitamina C em 100 g do alimento:também tem ação antioxidante, além de ser fonte de vitamina E, potássio, cálcio e fibras.