Prefeito Delano Huber lê mensagem oficial, expõe situação encontrada e pontua ações para a gestão

Na oportunidade em que realizou a leitura da mensagem oficial do executivo na abertura dos trabalhos da Câmara Municipal, o Prefeito de Camapuã Delano Huber expos a situação encontrada na Prefeitura Municipal por ocasião da transição de governo e as ações que serão desenvolvidas no decorrer do exercício do mandato.

Delano cumprimentou os vereadores pelo reconhecimento popular dos serviços prestados à comunidade, e desejou a todos, votos de profícua gestão nesta Casa de Leis. “Façamos com que a convergência de ideias entre os Poderes Legislativo e Executivo possam promover o desenvolvimento que Camapuã tanto precisa, para colocar sua gente nos melhores patamares sociais, econômicos e ambientais”. Completou.

Integra da inicial da mensagem

Este são os primeiros dias de mandato de nossa gestão. Trago a convicção de ter dado o primeiro grande passo de um longo caminho a percorrer, e a certeza de que não desperdiçaremos um dia sequer, ajustando e corrigindo rumos, mas principalmente cuidando do que precisava ser resolvido emergencialmente.

Não foi fácil vencermos estes primeiros dias. Administrar é eleger prioridades e Camapuã estava carente de todas as necessidades mais básicas, como fazer a limpeza e controlar as despesas.

Fomos obrigados a eleger as nossas prioridades mais imediatas, sendo uma delas a de fazer os ajustes orçamentários e cortar despesas, sem deixar de lado os compromissos inadiáveis.

Tivemos que tomar medidas enérgicas, como a cobrança do atendimento de qualidade pelos órgãos do governo municipal, o cumprimento do horário de trabalho dos servidores, adoção de mecanismos técnicos jurídicos nas licitações, com total transparência.

Recebemos as Unidades Básicas de Saúde em condições precárias de atendimento. Não havia medicamentos e materiais como um simples esparadrapo. Esse desabastecimento colocava em risco vidas humanas.

Mesmo diante desse cenário negativo, tivemos que adotar medidas de situação de emergência para colocar os serviços em funcionamento.

Na área de infraestrutura e serviços públicos encontramos a grande parte dos veículos e maquinários sucateados ou sem condições de uso, o que inviabilizou o início imediato das ações planejadas para janeiro.

Na área de administração encontramos a folha de pagamentos sem qualquer controle de diárias e horas extras da remuneração dos servidores, o que está sendo acompanhado e revisto com atenção do responsável pela pasta.

Para prestar contas da movimentação de pessoal aos nobres edis, em janeiro foram nomeados 22 servidores efetivos, sendo 03 Advogados de carreira, em substituição aos 3 cargos comissionados de Assessores Jurídicos do quadro de pessoal; 02 Enfermeiras, 01 Fonoaudióloga e 01 Agente Comunitária de Saúde, em substituição às contratadas por prazo determinado, para atuar na área da saúde, e 03 Coletores de Resíduos para melhorar a limpeza pública, também em substituição a servidores temporários.

No tocante aos comissionados, na estrutura administrativa do Município há 81 cargos disponíveis, sendo que houve 55 nomeações, sendo que 13 dos nomeados já são servidores efetivos, sendo utilizados, portanto, apenas 42 cargos exclusivamente comissionados, nomeados por critérios técnicos.

Neste momento de dificuldades econômicas pelas quais a União, o Estado e o Município de Camapuã estão atravessando, a Administração está revendo todos os contratos com as empresas prestadoras de serviços, verificando a necessidade da terceirização dos serviços, observados os procedimentos licitatórios pertinentes e a adequação dos custos.

Embora identificadas pelos integrantes da transição de governo, várias questões sobre irregularidades do Município, como estrutura organizacional, recursos humanos, planejamento orçamentário e financeiro, tributação, contratos e convênios, área jurídica, entre outros, serão avaliadas oportunamente, com o objetivo de subsidiar o processo político decisório e nortear as principais ações a serem adotadas por nosso governo.

Todos podem ter certeza de que não fomos eleitos – eu e minha Vice-Prefeita, Luzia, apenas para pagar servidores e fornecedores. Vamos investir na melhoria da saúde, assistência social, educação, ciência, tecnologia, esporte, cultura, agronegócio, meio ambiente, turismo, infraestrutura urbana e rural, obras e serviços públicos, qualificação de servidores, entre outras ações, dentre as quais passo agora a explanar.

Agradecimentos e encerramento

Quero agradecer aos integrantes de minha equipe de governo, em especial à minha Vice-Prefeita, Luzia Maidana, aos meus Secretários Municipais, aos servidores de todas as áreas – educação, saúde, assistência social, infraestrutura, jurídica, enfim, todos que comigo enfrentarão os desafios que estão postos e que, apesar dos inúmeros problemas que podemos antever, tenho certeza que não pouparão esforços para o progresso de Camapuã.

Agradeço, também, à minha esposa, Elaine Huber, agora também 1ª Dama e Secretária Municipal de Assistência Social, aos meus filhos e à minha família, pelo apoio significativo na minha tomada de decisão de fazer de Camapuã um lugar próspero, seguro e com qualidade de vida para nossa população.

Ao Governador Reinaldo Azambuja e aos membros de sua equipe de Governo, os mais sinceros agradecimentos por toda a amizade e o embasamento técnico institucional na orientação dos aspectos administrativos que certamente continuarão sendo prestados à Camapuã.

Sou muito agradecido aos nossos Senadores, Deputados Federais e Estaduais, Secretários de Estado e aos titulares dos órgãos federais e estaduais pelo apoio às causas de Camapuã.

Quero agradecer antecipadamente aos Senhores Vereadores, pela relação harmônica e respeitosa que queremos ver prosperar cada vez mais entre os Poderes Legislativo e Executivo, refletindo vontades e iniciativas da população, pois somente assim Camapuã poderá ver suas expectativas e valores no trabalho dos seus representantes eleitos.

Agradeço com carinho à população Camapuanense pela confiança e oportunidade que me foi dada para a implementação das ações exitosas que Camapuã tanto precisa.


Fonte: Assessoria de Comunicação – Contato: Wittor Rezende (67) 3286-6030