POLITICANDO

A COISA ESTÁ RUIM…

Relatórios técnicos do Ibama e da Polícia Federal afirmam que a Petrobras forneceu dados falsos para a análise de contaminação de águas, fraudando o real impacto ambiental provocado por sua atividade de exploração marítima de petróleo, as chamadas operações offshore.

 

…MAS, PODE FICAR PIOR!

De acordo com o parecer técnico 43/2017 do Ibama, obtido com exclusividade pelo GLOBO por meio da lei de acesso à informação, a empresa subavalia a quantidade de óleos e graxas despejados no oceano por plataformas como a P-51, localizada na bacia de Campos, no Norte do litoral fluminense.

 

A BADERNA DO RIO DE JANEIRO…

O recorde de ocupação dos hotéis tem se tornado frequente no Rio durante eventos como carnaval e réveillon. O empenho mostrado ao atrair os turistas, no entanto, não é o mesmo que se vê na hora de receber os visitantes. E é nos principais cartões-postais que a cidade tem se mostrado uma péssima anfitriã. Nem mesmo o encanto pelas lindas paisagens consegue superar a invasão de ambulantes e o assédio de flanelinhas.

 

… A CIDADE MARAVILHOSA!

Nos acessos ao Corcovado, por exemplo, um dos destinos mais procurados por turistas, vagas de estacionamento são oferecidas a R$ 50 por guardadores clandestinos e funcionários terceirizados da empresa que faz o receptivo no ponto turístico. Em Copacabana, outro cenário presente na lista de quem vem ao Rio, um camelódromo cobre o charme das pedras portuguesas do calçadão reconhecido mundialmente. Coisas de metrópoles de um país um tanto quanto atrasado!

 

GAECO NA PREFEITURA DE DOURADOS

A prefeita de Dourados, Délia Razuk (PR), diz ter recebido com naturalidade a operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) que cumprIU mandados de busca e apreensão na Secretaria Municipal de Educação e no setor de Recursos Humanos da pasta de Administração, na última segunda-feira (5). A ação fez parte da Operação Volta às Aulas, que apura a contratação ilegal de professores temporários para a rede de ensino do município vizinho de Maracaju.

 

SESSÃO SOLENE

Sessão solene marcou a retomada dos trabalhos legislativos na Assembleia de Mato Grosso do Sul, onde o ano promete ser dos mais agitados, uma vez que há pelo menos quatro correntes diferentes na Casa com vistas às eleições de outubro.

 

TUCANOS

A corrente majoritária na Casa de Leis, pelo menos até o presente momento, é que apoiará a reeleição do atual governador Reinaldo Azambuja. Somados, PSDB e DEM, tradicionais aliados, possuem oito dos 24 deputados estaduais. A estes, podem, ainda, se somar outros parlamentares filiados às conhecidas “legendas nanicas” (aquelas de um só representante).

 

EMEDEBISTAS

A segunda corrente política do Poder é a integrada por deputados estaduais do antigo PMDB que voltou a ser MDB. Eles somam seis deputados estaduais e apostam todas as suas fichas no nome do ex-governador André Puccinelli que, no último fim de semana, começou o périplo pelo Estado anunciando sua pré-candidatura. Os dois primeiros encontros foram realizados em Costa Rica e Coxim, no norte do Estado, na sexta-feira e no sábado, respectivamente, com a participação de deputados, senadores, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, ex-prefeitos e lideranças emedebistas de pelo menos nove municípios. A caravana promete percorrer, até abril, todas as regiões de MS.

 

PETISTAS

A terceira corrente ideológica da Assembleia Legislativa é integrada pelos quatro deputados petistas que, até o momento, tendem a apoiar o nome do ex-prefeito de Mundo Novo, Humberto Amaducci como candidato do PT ao Governo do Estado. Embora o nome não empolgue nem mesmo a militância, o lançamento da candidatura própria tem como pano de fundo fortalecer a provável candidatura do ex-governador Zeca do PT ao Governo do Estado.

 

BRIZOLISTAS

A quarta corrente seria a brizolista, do PDT representado na Casa pelo deputado douradense George Takimoto. Porém, não se sabe, ainda, se o parlamentar vai vestir a camisa do juiz federal aposentado Odilon de Oliveira, pré-candidato do partido, mesmo porque sua legenda integra o bloco parlamentar liderado pelo MDB e que conta ainda com a participação do PEN, representado pelo deputado Lídio Lopes.

 

MAIS UMA CORRENTE…

O suplente de deputado estadual Coronel Davi (PSB), que ocupou a cadeira de Barbosinha (PSB), por três anos, poderia representar a quinta corrente se estivesse na Casa, já que é Bolsonaro (ainda no PSC) apaixonado.

 

SALÁRIOS EM DIA

Dando sequência na prioridade em pagar em dia o salário do servidor, o pagamento referente ao mês de janeiro foi depositado na conta do servidor no último dia 1º. De acordo com o secretário de Fazenda, Lenilso Carvalho, a grana foi liberada já no começo da tarde daquele dia. “Estamos atendendo a determinação do prefeito Maurílio Ferreira Azambuja que é no sentido de priorizar o salário do servidor. A lei nos ampara em pagar até o quinto dia útil, mas conseguimos com esforço liberar o a pagamento a partir das 13h00 de hoje”, disse Lenilso.

 

SALÁRIOS EM DIA (1)

O prefeito Maurílio disse que “Graças a um trabalho de responsabilidade e planejamento vamos continuar valorizando os servidores públicos e pagando em dia os seus salários. Têm municípios que ainda não pagaram o décimo terceiro, mas nos estamos ajustando a máquina para poder cumprir com os nossos compromissos e principalmente o salário de nossos colaboradores que muito contribuem para o crescimento da nossa cidade”, disse o prefeito.

 

VIVA O PORCO!

Quer mais? Cinco jogos, cinco vitórias, única equipe da Série 100% em 2018. Se contar o melhor ataque do Paulistão e a melhor defesa, também (nesse quesito, empatado com os Gambás e o São Bento). Vamos pra cima do Mirassol, Porco! Viva o Verdão!