POLITICANDO

DELAÇÕES

O jornalista Ricardo Noblat, da Revista Veja, escreveu na segunda-feira, em seu blog que criminalistas e procuradores ouvidos por ele avaliaram que não há garantia para as negociações em andamento de que os termos tratados com a equipe de Rodrigo Janot sejam mantidos, com a posse da nova procuradora-geral, Raquel Dodge. Ela foi nomeada por Temer – denunciado há dez dias à Justiça, após a delação do Grupo J&F – para o cargo nesta semana, após sabatina no Senado.

 

DELAÇÕES (1)

Segundo o jornalista, além de políticos – núcleo que tem menor porcentual de colaboradores, entre os 158 –, estão na fila de candidatos a delatores: operadores de propinas, como Adir Assad; agentes públicos, como o ex-diretor da Petrobras Renato Duque; e executivos de empreiteiras como a OAS, Engevix, Queiroz Galvão, Mendes Júnior e EIT. Há ainda as que estão em processo de recall de acordos já homologados, como a Andrade Gutierrez. Para eles, é incerto o rumo das negociações depois de setembro.

 

CRESCIMENTO CHINÊS

A economia chinesa cresceu 6,9% no segundo trimestre na comparação com o mesmo período do ano anterior, mais rápido que o esperado e em linha com o crescimento do primeiro trimestre. Analistas consultados pela Reuters esperavam que a economia avançasse num ritmo de 6,8% no trimestre entre abril e junho, ligeiramente mais lento do que o ritmo robusto de 6,9% observado no trimestre anterior. O governo almeja uma expansão de cerca de 6,5% em 2017, um pouco menor que a de 6,7% do ano passado, ritmo mais fraco em 26 anos. Muitos analistas esperam que a segunda maior economia do mundo possa perder ritmo no fim do ano. O Produto Interno Bruto (PIB) de abril a junho cresceu 1,7% em relação ao trimestre anterior, ante expansão de 1,3% em janeiro a março, informou o escritório nacional de estatísticas nesta segunda-feira. Analistas esperavam que o crescimento trimestral acelerasse para 1,7%.

 

BOA NOTÍCIA

Para o povo maracajuense trata-se de uma boa notícia haja vista que as reações positivas da economia brasileira somada à reação mais que positiva da economia chinesa pode influenciar no andamento das obras da indústria do grupo BBCA que andam meio devagar no município.

 

APROVADA A CONDENAÇÃO DE LULA

Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas mostra que 65,5% dos brasileiros consideram justa a condenação de Lula a nove anos e meio de prisão, pelo juiz Sérgio Moro. Outros 32,4% não concordaram com a decisão, e 2,1% não souberam ou não quiseram opinar. A maior concordância foi na faixa de 16 a 24 anos (74,7%). A região que menos apoiou a sentença aplicada por Moro foi o Nordeste, com 44,6%. A pesquisa ouviu 2.330 pessoas, de forma online, nos dias 12 e 13 de julho, diz a Coluna do Estadão.

 

FORA TEMER

O Instituto Paraná Pesquisas também quis saber como o brasileiro votaria se fosse deputado federal – manteria ou afastaria Michel Temer? “Dada a (im)popularidade do presidente, nenhuma surpresa no resultado: 79,3% o afastariam do cargo, contra 18% que prefeririam que ele ficasse onde está”, diz o blog do Lauro Jardim em O Globo.

 

LEVANTANDO ACAMPAMENTO         

Depois de 40 dias no local, policiais civis decidiram em assembleia no último sábado suspender o acampamento em frente à Governadoria como protesto do movimento por reajuste salarial. A categoria decidiu continuar a negociação, reivindicando que o projeto de lei que altera a promoção – que serão feitas por critério técnico e não mais por critério político – seja encaminhado à Assembleia em 30 dias e para que a categoria receba o reajuste linear. “Novamente, vamos ter boa vontade com o governo do estado e retiraremos nosso acampamento temporariamente. Caso não haja avanços poderemos retornar com o acampamento e com outros protestos”,  diz o presidente do Sinpol-MS, Giancarlo Miranda, no site do sindicato da categoria.

 

MIGRAÇÃO DE AM PARA FM

Será nesta segunda-feira, 24 de julho, a solenidade de assinatura da autorização para que as emissoras de rádio de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso migrem da frequência da Amplitude Modulada (FM) para Frequência Modulada (FM).  O evento que deve reunir diretores de todas as rádios AM do Estado acontecerá em Campo Grande e terá como grande estrela o ministro das Comunicações, Gilberto Kassab.

 

RÁDIO CIDADE FM

Dentre as emissoras de rádio que estão aptas a migrar para o canal de FM está a Rádio Cidade Maracaju que passará a operar na frequência de 104,3 mHz, inicialmente, com uma potência de 10 mil watts. Única emissora do Estado autorizada a operar com 50 mil watts, a direção da RCM admite que, gradativamente, vau aumentar a potência, podendo, no futuro, ser sintonizada em todas as regiões do Brasil.

 

NA ESPLANADA

Presidente nacional do PSD, o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab se reunirá com os radiodifusores de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul na Esplanada Ferroviária, onde funciona o gabinete do prefeito de Campo Grande fora co Paço Municipal. A escolha do local teria sido do prefeito campo-grandense, Marquinhos Trad, principal estrela do PSD no Estado.

 

INVICTO

O Esporte Clube Comercial, time do meu coração em Mato Grosso do Sul, conseguiu fazer o caminho inverso do que faz a maioria das equipes do futebol brasileiro: desclassificou-se da Série D do Campeonato Brasileiro sem perder uma partida fora de casa. Das quatro partidos que jogou fora, ganhou duas e empatou duas. Em contrapartidas, das quatro partidas que mandou no Morenão, ganhou uma, perdeu três e disse adeus ao sonho de acender á Série C do Brasileirão.

 

VIVA O PORCO!

Mais feliz que pinto no lixo e pronto pra desbancar os urubus no “Carbição”, só nos resta terminar a Coluna saudando o maioral, sensacional invicto, imbatível e espetacular Verdão do Parque Antarctica. Viva o Porco!