MS é o Estado com menos infectados por Covid-19 no Brasil

Dados do Ministério da Saúde divulgados ontem (5/5), mostram que apesar dos 283 casos confirmados até o momento, e dez mortes provocadas pela Covid-19, Mato Grosso do Sul é o Estado com menos infectados no Brasil.

São Paulo (34.053), Rio de Janeiro (12.391) e Ceará (11.470) lideram a lista de Unidades Federativas com mais casos positivos. De acordo com o Governo do Estado, as medidas de isolamento social e de prevenção ao Novo Coronavírus estão fazendo com que o Estado tenha menor índice de confirmações.

“Estamos vivendo duas crises: saúde e econômica. Mas desde o começo a nossa maior prioridade foi e continua sendo a de salvar vidas. Estamos seguindo as orientações do nosso Centro de Operações Especiais contra o Coronavírus, da OMS, do Ministério da Saúde e dos infectologistas”, disse o governador de MS, Reinaldo Azambuja, pontuando que a economia é possível recuperar, vidas não.

Atualmente, o Estado com a atuação do Centro de Operações Especiais contra o Coronavírus, que conta com 13 controles sanitários nas divisas com outros Estados, fechamento das fronteiras com Bolívia e Paraguai e os recessos antecipados da Rede Estadual de Ensino e da Universidade Estadual.

Apesar dos baixos índices de contaminados e óbitos, Geraldo Resende, secretário estadual de Saúde, reforça que a população sul-mato-grossense precisa continuar tomando os cuidados para evitar o contágio da Covid-19 como isolamento social, lavar as mãos com água e sabão, fazer uso do álcool em gel e ainda de máscaras.

“O isolamento social é a maneira mais eficaz de evitar além da proliferação do vírus, evitar o colapso do sistema de saúde. Não é hora de relaxar. A população tem que continuar atenta”, ponderou.

Luiz Guilherme – Maracaju Hoje