Maracaju tem mais uma madrugada gelada

Vegetação ao lado da torre da Rádio Cidade dá a dimensão da geada registrada na madrugada desta quarta-feira _ Jota Menon

Em Ponta Porã, sensação térmica chega a -10°C e geada atinge 19 cidades de MS

 

frio pegou o sul-mato-grossense de jeito na madrugada desta quarta-feira (19). Pelo segundo dia, foi registrada geada no Estado. De segunda para terça, foram 13 cidades, nesta madrugada, quase 20 municípios acordaram cobertos pela geada.

Em Maracaju, embora a temperatura mínima tenha sido um ponto superior à da madrugada de ontem, a geada foi mais intensa. A explicação está no fato de que para amanhecer a terça-feira o tempo ficou nublado até por volta das 4 horas da manhã e ventou praticamente toda a noite. Para amanhecer, hoje, entretanto, o tempo estava aberto e não havia o registro de correntes de vento.

    Uma crosta de cristais de gelo se formou no para-brisas do carro da Rádio Cidade _ Jota Menon

Às margens do Córrego Montalvão, onde se localizam os transmissores e a torre da Rádio Cidade, era possível, por volta das 06h30 da manhã, ter uma ideia do tamanho da geada. A vegetação estava totalmente tomada pelo gelo. O veículo da rádio também amanheceu com o para-brisa e o teto tomado por cristais de gelo.

Na madrugada, a temperatura mínima chegou a 2 graus positivos, mas a sensação térmica em pontos mais baixos chegou a 4 graus negativos.

Em nível de Estado, o meteorologista Natalio Abrahão Filho, da estação meteorológica Anhanguera-Uniderp, relata que a menor temperatura foi registrada em Bela Vista -2,2°C e sensação térmica de -5°C. Por lá, a geada foi forte. Em Ponta Porã, a temperatura durante a madrugada foi de 1,5°C, mas devido os ventos fortes a sensação térmica atingiu -10°C. Em Amambai, os termômetros marcaram – 0,8 °C e a sensação térmica também de -10°C;

Em Campo Grande, a temperatura foi de 3,0°C com sensação térmica de -3°C e registrada geada na relva.

Foi registrada geada forte em: Água Clara: 0,3 °C (sensação de -0,6º C); Jardim: – 0,5° C (sensação -1,0); Juti: 0,4 °C (sensação – 0,5); Bodoquena: 0,6 °C (sensação -0,5); Rio Brilhante: -1,7(sensação -2); São Gabriel do Oeste: 2,2 °C (sensação – 0,9); Maracaju: 2 °C (sensação – 4,0); Sidrolândia: 2 °C (sensação -0,6).

Cidades que normalmente registram temperaturas ‘escaldantes’ também sofreram com o frio: Bataguassu: 8,4°C; Cassilândia: 5,5 °C; Corumbá-Ladário: 5,3 °C Costa Rica: 6,0°C; Paranaíba: 6,8 °C; Três Lagoas: 9,4.