Inspeção do “Mapa” constata irregularidades na venda do pescado em 12 estados, na semana santa.

"Se a camada de gelo for muito grossa e não tiver sendo descontada no peso, é fraude, pois o peixe é o peso líquido referente a quantidade de peixe e não gelo". Imagem: Internet.

O MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento) flagrou na Operação Semana Santa irregularidades em 55,6% das amostras de peixes à venda em 12 estados e no Distrito Federal, inspecionados pelos Serviços de Inspeção Estadual e Municipal.

Foram coletadas 36 amostras de peixes e 55,6% delas apresentaram um índice de não conformidade. Já nos estabelecimentos fiscalizados sob Inspeção Federal, o índice de não conformidade foi de 9,3%.O índice de não conformidade significa que a espécie de peixe indicada no rótulo não corresponde ao peixe da embalagem.

O auditor fiscal agropecuário Paulo Humberto de Lima Araújo em entrevista à Radio MAPA deixou alguns alertas aos consumidores na hora de comprar peixes:

– Se a camada de gelo for muito grossa e não tiver sendo descontada no peso, é fraude, pois o peixe é o peso líquido referente a quantidade de peixe e não gelo.

– No momento de descongelar e preparar o peixe, se ele formar uma espuma branca é indício de que ele pode ter adição de substâncias químicas.

Caso o consumidor desconfie de irregularidades em algum produto deve informar ao MAPA, através de sua ouvidoria.

Narcizo Corpes – Com informações da Rádio Mapa.