HDMI ARC e CEC: conheça os recursos que sincronizam TVs e eletrônicos

Funções estão presentes na maioria dos televisores atuais e podem melhorar o seu uso; veja como ambas funcionam.

RC CEC são protocolos presentes na interface HDMI. O objetivo das tecnologias é facilitar a operação de diferentes dispositivos de áudio e vídeo conectados entre si. Ao utilizá-los em TVs, soundbars, consoles e outros aparelhos compatíveis, o usuário pode sincronizar funções dos eletrônicos e ainda reduzir a quantidade de cabos na conexão.

Apesar de serem recursos muito utilizados, o conceito por trás do ARC e do CEC ainda é desconhecido por muitos usuários. Pensando nisso, o TechTudo decidiu detalhar o funcionamento de ambas as tecnologias e explicar como elas contribuem para o melhor uso da TV.

HDMI CEC: o que é?

Lançado em 2003, o padrão HDMI revolucionou o mercado por unir os sinais de áudio e vídeo em uma só interface. Na época de sua introdução, outra grande vantagem foi o fato de ser um padrão totalmente digital, o que permite ser continuamente atualizado. A cada nova versão, sua interface ganha funções adicionais e passa a suportar qualidades de som e imagem superiores.

No entanto, a função CEC, sigla em inglês para Controle de Eletrônicos de Consumo, existe desde que o HDMI foi projetado. Seu principal objetivo é permitir que os dispositivos conectados com a interface possam trocar comandos entre si. Assim, é possível sincronizar ajustes do controle remoto, como o volume do áudio, e até mesmo ligando e desligando em conjunto.

O HDMI CEC também permite utilizar apenas um controle remoto para todos os aparelhos conectados (Foto: Divulgação/Samsung)

O HDMI CEC também permite utilizar apenas um controle remoto para todos os aparelhos conectados (Foto: Divulgação/Samsung)

Fonte: Techtudo