Espaço físico onde funciona o projeto Mirim agora é de Maracaju

Representante do Governo Federal assina termo de doação do prédio do Projeto Mirim ao município _ Paulo Roberto Banczek

 

Na manhã da quita-feira (28) o prefeito Maurílio Ferreira Azambuja (PMDB), acompanhado de vereadores e secretários municipais, recebeu o superintendente de Patrimônios da União, Mário Sobral Costa, e o superintende substituto de Patrimônio, Carlos Neto, para a assinatura de importante termo entre Estado e União.

Durante o encontro ocorreu uma solenidade na sede do Projeto Mirim ocasião em que o chefe do Executivo recebeu o documento oficial da União que transfere em definitivo ao município prédio onde funciona o projeto.

Atualmente o Projeto Mirim atende 250 crianças em cada período (contraturno escolar), oferecendo várias atividades tais como música, dança, teatro, esporte e lazer.

No prédio agora pertencente ao município já funcionaram vários projetos como o Projeto da Guarda Mirim e o Centro Semiprofissionalizante – Caspro.

Como o prédio não era de propriedade do município, sua estrutura não podia receber reformas. Com a documentação assinada pelos representantes do Governo Federal, o prédio passa ser do município e pode ser reformado.

De acordo com o prefeito Maurílio a assinatura do documento representou um momento ímpar e isto se deu graças ao esforço de várias pessoas, principalmente daquelas ligadas ao Projeto Mirim que convivem no espaço e sabem das necessidades para o bom funcionamento.

As autoridades presentes na reunião do Executivo com representantes do Governo Federal _ Paulo Roberto Banczek

“Sem essa doação do prédio para a Prefeitura, nada se podia fazer. Mas, agora a prefeitura, a partir desse momento, pode melhorar a estrutura, ampliar, reformar, dar boas condições para que as mais de 500 crianças que passam pelo Projeto Mirim possam ser melhores atendidas” avaliou o prefeito.

Para o superintendente Mário Sobral Costa a assinatura do termo foi “um momento de felicidade para a Secretaria de Patrimônio da União, não apenas por poder repassar o prédio à Prefeitura, mas, principalmente, por beneficiar as crianças atendidas através dos projetos ali desenvolvidos”. Para o superintendente, com a oficialização da cessão da estrutura física à municipalidade, “o prédio será melhorado pela prefeitura de Maracaju e dará melhores condições de aprendizado para essas crianças”.

Ele reforçou ainda, que já está bem adiantada e que nos próximos dias, a União vai passar para o município a Estação Ferroviária. Ainda segundo ele, isso tudo está sendo possível graças ao empenho do prefeito em buscar esses patrimônios que conta a história da gente maracajuense.

Alunos atendidos no Projeto Mirim fizeram apresentação musical às autoridades – Paulo Roberto Banczek

Hélio Albarello, presidente da Câmara de Maracaju, enfatizou a importância das atividades realizadas pelo Projeto Mirim em Maracaju e disse que, graças ao empenho de todos, inclusive do prefeito Maurílio junto a Secretaria da União, foi que esse momento histórico se tornou realidade.

APRESENTAÇÕES – Alunos da música, frutos do projeto,  acompanhados do instrutor de música Espíndola, fizeram apresentações cantando e também tocando instrumentos como o acordeão e o violão.