Em dia de campo na Fazenda Recanto, MS Integração homenageia casal Telmo e Alzira Roos

Casal Telmo e Alzira Roos recebem "Troféu MS Integração" das mãos do sócio-diretor da empresa, engenheiro agrônomo Dirceu Luiz Brozh _ Maracaju Hoje

Evento teve como tema “Tecnologias para Alta Produtividade – Cultura da Soja Safra 2017/2018” e reuniu mais de 500 produtores e expositores 

 

Jota Menon

Organizado pela MS Integração e pelo Grupo TR, o Dia de Campo na Fazenda Recanto, em Maracaju, teve como tema “Tecnologias para Alta Produtividade – Cultura da Soja Safra 2017/2018”.

O tema gerou interesse de um grande número de produtores rurais locais e de dezenas de municípios sul-mato-grossenses que acompanharam palestras esclarecedoras proferidas pelos engenheiros Dirceu Luiz Broch, Roney Pedroso e Ricardo Barros, da MS Integração, e de um dos proprietários da fazenda anfitriã, Luiz Carlos Roos.

Porém, se por um lado as técnicas de cultivo apresentadas chamaram a atenção, por outro lado, o grande momento do encontro entre os produtores que se valem das mais avançadas tecnologias de produção, acabou acontecendo pouco antes do encerramento do evento quando o engenheiro Dirceu Luiz Broch, em nome de todos os profissionais que integram a MS Integração, realizou uma homenagem ao empresário rural anfitrião, Telmo Roos, e sua esposa Alzira Roos.

Apoiado por um retroprojetor, Dirceu contou a história de Telmo, desde o seu nascimento em 1936 em uma pequena comunidade do interior gaúcho, passando pelo casamento com Alzira Roos, a mudança do Rio Grande do Sul para o Paraná, onde muitas dificuldades foram superadas, o nascimento dos três filhos e a chegada a Mato Grosso do Sul, mais precisamente a Maracaju, onde veio a se tornar um dos precursores na utilização de tecnologia para o aumento da produtividade.

Após relatar a trajetória vitoriosa do casal, Dirceu, em nome da direção e de todos os colaboradores da empresa – “e representando com certeza o sentimento de todos os que conhecem a família liderada por Telmo Roos” – entregou a ele o “Troféu MS Integração” em reconhecimento ao muito que ele fez em favor do fortalecimento da produção agrícola não apenas em Maracaju, mas em todo o Mato Grosso do Sul.

Após a homenagem, foi servido almoço aos mais de 500 participantes do Dia de Campo constando do cardápio arroz branco, arroz com guariroba, linguiça de Maracaju e churrasco, mais as guarnições tradicionais.

O DIA DE CAMPO – O Dia de Campo “Tecnologias para Alta Produtividade – Cultura da Soja Safra 2017/2018” foi aberto pelo engenheiro Dirceu Luiz Broch, sócio-presidente da MS Integração, e pelo também engenheiro agrônomo Luiz Carlos Roos e Jurandir de Souza, representantes do Grupo TR.

Palestra com Dirceu Luiz Broch _ Maracaju Hoje

Após a recepção aos convidados com um café da manhã, aconteceu a primeira palestra com o tema “Correção de Perfil de Solo na Fazenda Recanto – Desafios e Quebra de Paradigmas”. A apresentação ficou por conta de Dirceu Luiz Broch, que em seguida abordou o tema “Efeito do Pó de Basalto (Rocha) Visando a Mineralização do Solo”.

Depois de acompanharem as duas primeiras palestras da manhã, divididos em dois grupos, os visitantes se dirigiram aos campos de pesquisa com a Cultura da Soja, onde puderam contemplar 18 variedades em fase de lançamento, além de 68 variedades de soja na primeira época de semeadura (04 de outubro de 2017) e 60 variedades de soja na segunda época de semeadura (24 de outubro de 2017).

Explanações do engenheiro agrônomo Ricardo Barros _ Maracaju Hoje

As explanações sobre as técnicas plantio, notadamente sobre o espaçamento entre as plantas – stands de 40 cm; 45 cm; 50 cm e 60 cm – ficaram por conta do sócio da MS Integração, engenheiro agrônomo Ricardo Barros. A palestra teve como tema “Espaçamento na Cultura da Soja (Arranjo das Plantas)”.

Participaram com experimentos, plantando talhões tanto na primeira quanto na segunda semeaduras, as empresas Don Mario, Bramax, Monsoy, Agroeste; Embrapa/Fundação Meridional; FT Sementes; Nindera; Syngenta, KWS, HO Sementes, Coodetec, Fundação Pró-Semente e TMG.

Engenheiro Roney Simões aborda o tema tema “Integração de Diferentes Ferramentas de Agricultura de Precisão” _ Maracaju Hoje

Após visita aos stands das produtoras de sementes, o engenheiro Roney S. Pedroso, da MS Integração, proferiu palestra abordando o tema “Integração de Diferentes Ferramentas de Agricultura de Precisão, seguida de mais duas abordagens de Dirceu Luiz Broch com os temas: “Efeito da Aplicação de Produtos Visando a Construção da Arquitetura das Plantas de Soja para Alta produtividade, Redução do Crescimento e Aumento do Engalhamento das Plantas” e “Efeito da Aplicação de Nitrogênio e Fertilizantes Foliares na Cultura da Soja de Alta Produtividade”.

Em frente à tenda da MS Integração, onde ocorreram as últimas palestras realizadas no campo de experiência, um fato chamou a atenção dos participantes: a organização do evento abriu uma vala para mostrar plantas de soja com estrutura radicular que ultrapassava a marca de 1,20 metro de profundidade.

Engenheiro Luiz Carlos Roos faz a palestra de encerramento do Dia de Campo na Fazenda Recanto _ Maracaju Hoje

Após o almoço, Luiz Carlos Roos, seu pai Telmo Roos e Jurandir Souza fizeram a apresentação final do Dia de Campo abordando o importante tema “A Experiência e a Visão do Grupo TR na Produção de Soja e Milho Safrinha (Sistema de Compras, Comercialização, produtividade e Resultados Alcançados”.