
Comandante da 2ª CIPM participou do programa “Primeira Hora” na Rádio Cidade e abordou questões relacionadas à segurança pública no município
Comandante da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar – 2ª CIPM – de Maracaju, o tenente-coronel PM Juraci Pereira afirmou que, depois de meses de campanhas educativas e de orientação, a partir de agora o ato de dirigir sob efeito de bebidas alcoólicas, sem cinto de segurança ou falando ao celular terá tolerância zero. A revelação foi feita durante entrevista que ele concedeu na manhã de hoje no programa “Primeira Hora”, da Rádio Cidade Maracaju.
“Infelizmente, não dá mais para postergar e a ordem é multar os motoristas que persistirem na infração de dirigir alcoolizado, sem cinto de segurança ou falando ao celular” explanou o coronel que, na noite de ontem, participou de uma reunião com empresários para tratar de assuntos relacionados a melhorar o sistema de segurança pública no município. A reunião foi realizada na Câmara Municipal e teve a coordenação da Assema – Associação Empresarial de Maracaju.
O comandante da PM esclareceu que as estatísticas mostram que a única forma de coibir as infrações citadas é a aplicação de multas e, no caso da direção alcoolizada, a apreensão do veículo e a prisão do motorista. “Os números mostram que, entre os motoristas presos dirigindo bêbados, a reincidência é praticamente zero”.
Coronel Pereira faz questão de deixar claro que a PM não tem qualquer intenção de espalhar terror no trânsito de Maracaju. Porém, há um limite de tolerância e esse limite já foi atingido. “O Código de Trânsito foi sancionado há muitos anos; campanhas foram realizadas permanentemente e continuamos vendo as infrações sendo cometidas. A partir de agora é ordem é parar o motorista e multá-lo e em o motorista não parando, a ordem é multá-lo em movimento se estiver sem cinto ou falando ao celular” esclarece.
Apenas a título de informação, o coronel PM lembrar que a direção sem o uso do cinto é um vício dos motoristas locais. “Basta ver que quando um motorista vai viajar, ele só coloca o cinto de segurança quando atinge a rodovia”.
A medida, de acordo com o oficial da PM, é para garantir a integridade dos cidadãos maracajuenses. “As três ações a serem coibidas com multas – direção alcoolizada, sem cinto e falando ao celular – são responsáveis pela quase totalidade dos acidentes de trânsito no Brasil e o quem queremos com essa medida é evitar que os maracajuenses façam parte desse número trágico” frisou.