Campanha Outubro Rosa é lançada com palestra de Fabrício Colacino na Câmara Municipal

O médico oncologista Fabrício Colacino fez palestra sobre importância da prevenção

 

 Da Redação

Fotos: Paulo Roberto, Graci Sulzbach e Jota Menon

O prefeito Maurílio Ferreira Azambuja (PMDB) e a secretária municipal de Saúde, Elvirana Luchiari, abriram oficialmente na noite de quarta-feira, 4, a campanha Outubro Rosa. O evento aconteceu no plenário da Câmara Municipal que recebeu um público formado por pessoas interessadas em ouvir a palestra com o médico oncologista Fabrício Colacino. .

A secretária de Saúde Elvirana LucchiariA secretaria de Saúde Elvirana foi quem fez o discurso de abertura e lembrou que dentre outras atividades previstas para o mês está a realização de coletas de exames nos posto de saúde.

Ela relatou que um evento denominado “Dia D”, está marcado para acontecer o próximo dia 21,  um sábado, com atendimento em todos os postos de saúde da cidade. Além disso, reforçou que as atividades do mês terão ações na Usina Tonon nos dias 17 e 20, entrega do aparelho de mamografia para o Hospital Municipal dia 19.

Outro evento importante se dará no âmbito esportivo, uma vez que, no dia 20, acontece o 2º Campeonato Faixa Rosa de Judô, evento a ser realizado em parceria com Liga Confederada de Judô de Mato Grosso do Sul (LCJMS) e Secretaria Municipal de Esportes. O evento será disputado exclusivamente por mulheres.

O presidente da Câmara, vereador Hélio Albarello (PMDB), voltou a frisar a importância do tratamento oncológico oferecido no município, o que se tornou possível a partir de uma parceria entre a Câmara Municipal e a Prefeitura. A Câmara de Vereadores repassa uma parcela de seu duodécimo, mensalmente, para ajudar a municipalidade custear as despesas com o setor de Oncologia.

O prefeito Dr. Maurílio AzambujaDurante sua fala ao público presente na Câmara Municipal, o prefeito Maurílio Ferreira Azambuja afirmou que “falar de saúde em Maracaju é fácil”, pois, o setor foi a prioridade número 1 de seu governo, o que resultou numa guinada de 360 graus, sendo, hoje, a saúde de Maracaju considerada a melhor do Estado. “Mas, sempre falo também que a prevenção é o melhor remédio. Façam seus exames. O diagnóstico precoce tem mais de 90% de chance de cura”, disse.

Na sequência das atividades aconteceu uma palestra com o médico oncologista, Fabrício Colacino que lembrou que a falta de informação e preconceito ainda dificultam a vida dos pacientes. Ele reforçou também que a prevenção “é o melhor remédio, o melhor médico e é a melhor chance do paciente se curar”.

Em entrevista á imprensa, antes de sua palestra, Colacino diz que o setor de saúde de Maracaju é referência. Ele lembrou que dos casos positivos de câncer de mama e colo do útero detectados em Maracaju “95% são curados aqui mesmo na cidade”, uma proeza para um município interiorano de pouco mais de 45 mil habitantes.

A abertura da Campanha Outubro Rosa ainda contou com a presença dos vereadores Dadá (PSDC), Robert Ziemann (PSDB), Eliane Simões (PSDB) e Vergílio da Banca (PMDB).  A senhora Josi Ortiz Sanches representou o seu esposo e vice-prefeito Joares Sanches (PSDB) que não pode comparecer ao evento.

Abaixo alguns lances fotográficos do lançamento da campanha Outubro Rosa!