Campanha “Maio Amarelo” é encerrada com passeata pela cidade

Autoridades da Segurança Pública e escolares envolvidas na campanha Maio Amarelo _ Maracaju Hoje

 

Jota Menon e Dafne Veiga

Autoridades ligadas à segurança pública, diretores e coordenadores escolares e cerca de 300 crianças que estudam em escolas públicas do município realizaram na manhã de hoje (31/05) uma passeata pelas ruas da cidade para marcar o encerramento das atividades relacionadas à campanha “Maio Amarelo”.

Encerramento na Praça Central Nestor Pires Barbosa – Maracaju Hoje

A movimentação teve início na altura da Escola Municipal José Pereira da Rosa, no Bairro Paraguai, de onde seguiu pela Avenida Marechal Floriano Peixoto até alcançar a Rua Franklin Ribeira e por ela acessar a Rua 11 de Junho, subindo até a Praça Central Nestor Pires Barbosa. Neste ponto, o tenente-coronel PM Juraci Pereira, comandante da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar agradeceu a todos os segmentos envolvidos na campanha e, em especial, aos estudantes da rede pública e deu por encerrada a campanha.

Autoridades, dirigentes colares e estudantes percorreram as ruas da cidade _ Maracaju Hoje

A equipe da Rádio Cidade Maracaju e do jornal “Maracaju Hoje” fez a cobertura ao vivo do encerramento do “Maio Amarelo” e entrevistou ao vivo o coronel Pereira, da PM; o sargento BM Wender, representando o Corpo de Bombeiros; o gerente da Gerência Municipal de Trânsito – Gemutran -, Jairo Liçarassa; o gerente da unidade do Departamento Estadual de Trânsito – Detran/MS – no município, Luciano França, e o coordenador da Defesa Civil Municipal, Roberto Carlos Campos.

Crianças tiveram participação ativa na campanha “Maio Amarelo” – Maracaju Hoje

Os representantes dos órgãos públicos envolvidos  na campanha “Maio Amarelo” destacaram a importância do trabalho de “sensibilização” da sociedade para um trânsito mais humano e, todos, avaliaram como altamente positivos os resultados alcançados durante a campanha que também contou com o apoio do Governo do Estado, da Prefeitura e da Câmara Municipal de Maracaju.

MAIO AMARELO – A campanha Maio Amarelo tem como símbolo um fitilho amarelo usado na lapela e é um movimento internacional de mobilização e conscientização para a redução de acidentes e para um trânsito seguro em qualquer situação.

Seu objetivo é tornar – como tornou – o tema trânsito pauta diária durante todo o mês de maio estimulando, desta forma, a participação de toda a população, empresas, governos e entidades.

A escolha pelo mês de maio justifica-se por se tratar de um mês histórico para a segurança no trânsito e um marco mundial para o balanço das ações realizadas em todo o mundo.

Foi no dia 11 de maio de 2011 que a ONU decretou a Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020), que tem como meta a redução de 50% dos acidentes no Brasil e no mundo. No Brasil, o número de mortes no trânsito no Brasil é de aproximadamente 23 por 100 mil habitantes. O horizonte da Política Nacional de Trânsito (PNT) para dezembro de 2014 é de reduzir este índice para 11 mortes para cada 100.000 habitantes.

Também é em maio realizada desde 2013 a Semana Mundial de Segurança do Pedestre, também chamada de Campanha Zenani Mandela, em memória da neta de Nelson Mandela, vítima fatal do trânsito na África do Sul em 2010, com apenas 13 anos. Já o amarelo é em alusão à sinalização de advertência, que também simboliza atenção.