Branding: A importância de marcar a vida das pessoas

Falar de BRANDING (desenvolvimento de marca), é uma das minhas grandes paixões.
São mais de 20 anos trabalhando em Comunicação e algo que posso afirmar com toda certeza é: SUA MARCA REPRESENTA SUA ESSÊNCIA.
A construção de uma marca, não apenas um logotipo ou slogan, é sim a materialização de valores e propósito de uma empresa/pessoa. Isto é criar o BRANDING de uma empresa, e assim sendo deve ser trabalhado em todas esferas para que efetivamente se tenha uma marca bem posicionada junto ao seu público, sendo reconhecida e admirada.
O agronegócio é sem sombra de dúvidas um dos setores mais importantes da economia brasileira e que já há algum tempo é que dá sustentação ao crescimento do país. Somos o celeiro do mundo, levamos alimentos e produtos agro para todo o planeta. Mas, por que temos um AGRONEGÓCIO sustentável, altamente tecnológico e que gera riquezas ao país, mas que muitas vezes é apresentado com uma imagem distorcida junto à sociedade?
Toda esta questão gira em torno de posicionamento de MARCA e COMUNICAÇÃO. É a velha máxima da pata que bota ovos em silêncio 3 vezes maiores que uma galinha, porém esta faz um tremendo barulho anunciando antes e durante o momento em que bota os ovos.
É preciso ser mais galinha e menos pata. Se posicionar como marca, contar a história por trás da empresa, daquele produto. Se comunicar com a sociedade, que cada vez mais quer entender e se inspirar nos negócios. Vivemos a era da INFORMAÇÃO.
Se o cliente não conhecer e confiar na MARCA, ele não comprará. Se não for comunicado ao consumidor o caminho do couro até o calçado de uma grande marca fashion, por exemplo, ele não vai investir o seu dinheiro em uma marca e nem se relacionar com empresas que não deixem claro sua posição e que apenas comprem de regiões, países e produtores de gado que atendam as questões sócio-ambientais em seu processo produtivo.
Os empresários precisam enxergar que tão importante quanto o investimento em tecnologia e conhecimento, é cuidar da imagem do seu negócio, sua MARCA. Além de impactar clientes, uma marca bem posicionada no mercado também influencia as pautas da mídia, os formadores de opinião e referências do público, se destacando em meio aos demais. Quem não é visto não é lembrado. E ao ser lembrada, a empresa necessita MARCAR A VIDA DAS PESSOAS de forma POSITIVA.
Estamos conectados cada vez mais, e este acesso a informação torna ainda mais importante para o AGRONEGÓCIO se comunicar com seus diversos públicos. Todos nós temos marcas que ficaram fixadas como referência de seus setores de atuação, a base de muito propaganda em TV principalmente. Bombril, Gilette, Maizena para citar apenas algumas.
Mas hoje as marcas precisam muito mais do que fazer propaganda, elas precisam construir laços, com uma Comunicação assertiva, que conte sua história e engaje as pessoas. Seja em uma embalagem, no outdoor ou nas redes sociais o BRANDING deve estar presente.
As marcas do Agronegócio precisam contar sua história, comunicar seus valores e sua grande missão que é ALIMENTAR O MUNDO.
Sejamos mais GALINHA e menos PATA.

Jeferson Moreira
Paulistano, formado em publicidade e propaganda e pós graduado em Marketing e Comunicação Integrada, atua há mais de 20 anos em comunicação e é Consultor em Comunicação e Marketing na MOREIRA LIVE MKT