Bombeiros treinam voluntários que vão atuar na barreira sanitária

Foto: Luiz Guilherme/Maracaju Hoje

Voluntários que vão atuar nas três barreiras sanitárias que começam a funcionar amanhã (20/5), em Maracaju, contra a Covid-19, passaram por treinamento no início da tarde desta terça-feira (19/5), no primeiro ponto, localizado em frente à rodoviária do município.

A reportagem do Maracaju Hoje esteve no local e conversou com a secretária municipal de Saúde, Elvirana Lucchiari, e explicou que os formulários serão preenchidos de forma online, o que vai possibilitar uma interação maior com a SES (Secretaria de Estado de Saúde).

“Vamos trabalhar com três modelos de fichas para abordagem dos motoristas. Amarelo que será usado para controle, monitoramento de fluxo, o vermelho para quem apresentar sintomas do Novo Coronavírus, e a cinza para profissionais da saúde que eventualmente apresentarem algum sintoma”, destacou.

Os pontos exatos das tendas são: Rua Aristides Alves Martins, sentido bairro Alto Maracaju; prolongamento da Avenida 11 de Junho, em frente à rodoviária, e na saída para Sidrolândia, na Avenida Marechal Floriano Peixoto.

Além do selo que será dado para quem mora em Maracaju e que diariamente passará pela barreira, quem for abordado terá a temperatura corporal verificada, e em caso de sintomas da Covid-19, sendo morador, será encaminhado ao Hospital Municipal Soriano Corrêa da Silva.

“Quem não for morador terá a opção de receber os primeiros atendimentos aqui em nosso hospital, ou vai assinar um termo se comprometendo a chegar à cidade dele, procurar imediatamente atendimento médico. Como é tudo online, automaticamente a Vigilância Sanitária e Epidemiológica daquela localidade já saberá que tem alguém indo para lá com os sintomas”, mencionou Elvirana.

Luiz Guilherme – Maracaju Hoje