“Árvore que fala” é atração pelo segundo ano seguido na Expomara

Projeto Árvore Encantada ou Árvore que Fala encanta crianças maracajuenses _ Arquivo Diário MS

 

Com o objetivo de garantir informação e conhecimento de uma forma divertida para as crianças de Maracaju, o Sindicato Rural trouxe mais uma vez para a Expomara o projeto ‘Árvore Encantada’.

A árvore de 2,2 metros é “plantada” dentro de um caminhão, em meio a um jardim. É tudo feito de materiais recicláveis e o papo começa quando a cortina se abre na lateral do veículo. O projeto é de um grupo do Paraná que permanecerá em Maracaju durante a exposição agropecuária, que acontece até o próximo domingo, 11 de junho, dia do 93º aniversário de fundação do município.

A ideia da árvore, feita de material reciclável, nasceu quando Sérgio Lopes 51 anos viu uma dessas num shopping. “Só que ela era parada, simples, sem rosto. Aí nos batemos foto e pensamos: que tal fazer uma árvore com olho, boca e nariz, que fale, ou seja, uma árvore com vida”, conta Sérgio.

Ele já trabalhava com eventos, pediu a uma companhia de teatro para confeccionar o jardim com papelão, isopor, cola e resina. “A primeira apresentação foi em Caarapó, montada na praça, embaixo de uma tenda. Aí deu certo e eu a montava, sempre parada, fixa. Muitas pessoas queriam que montasse em outro lugar, mas a logística ficava cara e dava trabalho. Então, tivemos ideia de montar dentro do caminhão”.

O projeto fica à disposição daqueles que queiram chamar a atenção das crianças. A árvore “fala” também sobre saúde, bullying e todos os assuntos que precisam de conscientização.