Após 16 anos de filiação ao PSDB, Calderan é pré-candidato a prefeito

Em vídeo veiculado na Internet, o empresário relatou que o primeiro convite para a disputa da Prefeitura veio do então prefeito de Maracaju Reinaldo Azambuja

Empresário José Marcos Calderan, pré-candidato a prefeito pelo PSDB de Maracaju _ Hosana de Lourdes

Depois de praticamente 30 anos vivendo em Maracaju, o empresário José Marcos Calderan considera ter adquirido um considerável conhecimento da realidade do município, motivo pelo que já tem uma ideia básica das prioridades administrativas, caso seja eleito prefeito do município.

“Maracaju é uma cidade pela qual eu sou apaixonado. Uma das economias mais fortes do Estado; o maior produtor de grãos de Mato Grosso do Sul, mas, apesar da fama de cidade rica, tem cara de cidade pobre” disse, ao justificar o desejo de “mexer na sua urbanização”, o empresário de 52 anos de idade ao tornar pública sua intenção de ser o candidato do PSDB à Prefeitura de Maracaju na eleição de outubro vindouro.

Em áudio veiculado na tarde desta terça-feira, 5, nas mídias sociais, o empresário relatou que a decisão de colocar o nome à apreciação dos eleitores não é, no entanto, fruto de uma aventura ou de repentina picada da mosca azul. Pelo contrário, segundo ele, é um projeto que vem sendo amadurecido há mais de 15 anos.

16 ANOS NO PSDB – Marcos Calderan, como é mais conhecido nos meios sociais e políticos maracajuenses, afirmou que os pedidos para que fosse candidato a prefeito vêm sendo analisados ao longo dos últimos 16 anos. “Essa decisão não é de agora. Ela foi pensada e repensada ao longo de anos. Ela vem do tempo em que o hoje nosso governador Reinaldo Azambuja cumpria o seu segundo mandato como prefeito de Maracaju” rememora Marcos.

O empresário conta que o então prefeito Reinaldo fez-lhe o convite para que fosse o candidato do PSDB à sua sucessão, mas, admite que não se sentia preparado. “Meu comércio exigia minha presença, motivo pelo que minha família se posicionava contrário. O tempo foi passando e a cada nova eleição eu era procurado para ser candidato a prefeito. Isso fez com que a ideia fosse amadurecendo” contou.

Natural da vizinha cidade de Itaporã e morando em Maracaju há 29 anos, Marcos é casado com Rosemeire Calderan, com quem tem três filhos. Avô de três netas é formado em administração de empresas e disse que, hoje, se sente preparado para ocupar o cargo de prefeito de Maracaju, se este for o desejo da maioria da população maracajuense.

“Depois de avaliar o momento político e conversar com minha esposa, meus filhos e toda a minha família, tomei a decisão de colocar meu nome à disposição do Diretório Municipal do PSDB, do governador do Estado, Reinaldo Azambuja, e do secretário de Governo, Eduardo Riedel, como pré-candidato do partido”, disse.

É importante registrar que é fato a lembrança do nome de Marcos Calderan como possível candidato a prefeito em todas as últimas eleições realizadas em Maracaju. Neste ano não foi diferente e o movimento pelo seu convencimento ficou mais forte a partir do momento em que o seu empreendimento comercial – a Calderan Móveis – se tornou uma empresa consolidada e bem conduzida pelo filho e pelo genro, motivo pelo que sua pré-candidatura recebeu as bênçãos dos familiares.

Calderan disse ainda que, apesar de não ter aceito o convite no passado, sempre pensou com carinho no assunto. “Já servi a comunidade de outras maneiras, sendo presidente do Rotary, da APAE, da Assema, do Conselho Paroquial” lembrou acrescentando que, há 16 anos, quando não aceitou o convite do então prefeito Reinado para disputar a Prefeitura de Maracaju, filiou-se ao PSDB, partido a que se mantém filiado até os dias atuais. “Agora surgiu novamente a oportunidade e, com a ideia amadurecida e o consentimento da minha família, em especial da minha esposa Rose, estou decidido a participar das eleições 2020” disse Ele.

PRIORIDADES – Para Marcos Calderan é preciso e é possível “deixar a cidade mais limpa, mais bonita. Eu sei que o maracajuense tem orgulho de morar aqui, mas é claro e evidente que se a cidade for mais cuidada e ficar ainda mais bonita as pessoas terão motivação para cuidar de suas calçadas, das fachadas das suas residências e comércio” declarou.

Falando ainda na condição de pré-candidato, pois a candidatura só poderá se concretizar a partir da convenção partidária programada para o fim de julho, Marcos Calderan registrou que, além de investimentos na infraestrutura urbana, ele tem outros bons projetos para cidade e para o município como um todo.

Como administrador de empresas, ele disse que falta um pouco mais de gestão para Maracaju. “Falta uma boa gestão. O município é como se fosse uma grande empresa. Tem que dar lucro, sobrar dinheiro, não depender somente das verbas federais e estaduais e caminhar com as próprias pernas. Precisa ser bem gerida e como empresário com 40 anos de experiência administrativa, penso que posso dar essa contribuição ao nosso município” sentenciou.

Finalizando a entrevista, o empresário lembrou que, embora o atual prefeito tenha feito uma boa administração, o seu tempo venceu. “O mandato do atual prefeito venceu e por isso estamos à disposição do nosso partido para disputar as eleições deste ano” declarou concluindo.

Jota Menon – Com informações de Hosana de Lourdes