Abertura da semana da mulher em Maracaju oferece prevenção ao câncer e mamografia.

"Semana da saúde da mulher" é aberta com realização de exames de mamografia e PCCU. Foto: Carlos Jr.

A secretaria municipal de saúde de Maracaju, em parceria com o instituto do Câncer e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, promovem neste sábado (03.03), no Posto de Saúde Central, bairro Paraguai, uma grande ação preventiva ao câncer. No local, a unidade itinerante de atendimento oncológico (ônibus), está totalmente equipada, tendo uma equipe de especialistas para a realização de exames PCCU (preventivo), mamografia e PSA.  A programação se estende até as 17h deste sábado.

Coordenador do programa de oncologia do município, Dr. Fabrício Colassino, em entrevista à reportagem do MARACAJU HOJE ON LINE e RÁDIO CIDADE, explicou a importância da realização dos exames: “É importante que a s mulheres participem não apenas da programação de hoje, mas que busquem o atendimento nos postos de saúde, pois o município oferece o serviço de prevenção a oncologia de forma permanente”.

Secretária de saúde – Elvirana. Foto: Carlos Jr.

A Secretária municipal de saúde – Elvirana, destaca a ação como forma de despertar no público feminino, o interesse em cuidar da própria saúde: “Nós realizamos ações desta natureza em dois momentos, aqui em Maracaju – Durante a semana da mulher, que acontece agora, e no outubro rosa, quando durante um mês são ofertados estes e outros serviços às mulheres do nosso município, mas a semana da mulher é um momento em que nós procuramos incentivar a procura pela prevenção, como forma de valorizar a própria auto estima feminina”.

O poder Legislativo marcou presença com o vereador “Nego do Povo”, que falou sobre a parceria entre a Prefeitura e Câmara Municipal: “Promover o bem estar e a qualidade de vida da população é o trabalho de todo homem público, e o nosso prefeito tem se dedicado em fazer isso pela nossa população. A saúde de Maracaju é uma das melhores do Mato Grosso do Sul, é uma das melhores do nosso estado e isso é fruto dessa parceria’, enfatizou o vereador.

Prefeito Dr. Maurílio.
Foto: Carlos Jr.

Presente na ação, o Prefeito Dr. Maurílio Azambuja, enalteceu o trabalho da equipe do sistema municipal de saúde, especialmente à Secretária Elvirana e o coordenador Dr. Fabrício, pela competência à frente das ações, assim como a cada servidor da área da saúde, que oferecem um atendimento humanizado e de qualidade, reconhecidos em todo o estado do Mato Grosso do Sul, como um dos mais eficientes. “O olhar sensível à esta área tão importante, não é a penas do gestor, mas de toda a equipe, que de forma incansável tem se dedicado a cada dia para oferecer um atendimento cada vez melhor”. Dr. Maurílio também destacou a importância das parcerias nesse sentido: “Não podemos esquecer também dos nossos parceiros, como o Instituto do Câncer e Associação de Apoio à Oncologia, por ter colocado à nossa disposição essa estrutura, com esse ônibus e os profissionais que realizam os exames, fatores fundamentais para detectar, prevenir e curar os casos positivos que forem detectados”, reconheceu o Prefeito.

Narcizo Corpes